DANÇA DO LEÃO

HISTÓRIA

A Dança do Leão surgiu como folclore e tradição a partir de antigas lendas.

Essas contam, entre outras versões, que o reino era afligida por um monstro, que devastava as plantações, espalhando fome e miséria. Então, o Imperador invocou proteção aos Céus e surgiu um Leão.
Misto de um Ser mágico e real, com sua bravura e destemor, ele afastou a ameaça sobre o povo.
Também há versões dessa história que ligam a simbologia do leão a incríveis lutadores, generais famosos, figuras históricas ou personagens corajosos, o que é bastante comum ao contexto da cultura chinesa ( de 5.000 anos aproximadamente).

NA ATUALIDADE

No entanto, modernamente as lendas têm vivido da seguinte questão: é preciso que a cada tempo as energias da boa sorte, da fartura e dos bons negócios seja renovada, trazendo Paz e Prosperidade para todos.
No Ano Novo Chinês surge o período ideal para isso (com a chegada da lua cheia ,no 1o mês lunar), e aí ressurge o leão , acompanhado de forte música, com a dança que relembra os modos e sentimentos de um Ser mágico e mitológico; cheia de energia e vitalidade, mostrando saltos, subidas e rolamentos, além de interpretações de inocência, medo e coragem. Outros episódios sociais também chamam essa exibição: casamentos, aniversários e abertura de negócios, por exemplo.

Neles, o leão traz boa sorte através de alcançar uma alface (o verde simboliza vida e fartura ) no alto, mastigá-la e espalhar seus pedaços sobre as pessoas

CONTATOS

Envie-nos uma mensagem se tiver alguma dúvida.

dancadoleao@gmail.com

Telefone: (51) 3029.2042
WhatsApp: (51) 993.72.5793
Av. Wenceslau Escobar, 2190 • Porto Alegre - RS - Brasil